A última semana foi um marco significativo para o Interact. A equipe da ElloXR deu início à jornada de execução do Projeto Interact com uma visita técnica ao Centro de Operação da Transmissão (COT) da TBE em Lages-SC, e às subestações Gaspar II e Lages.
Foto 1 : Equipe do COT de Lages, da TBE e da ElloXR. Da direita para a esquerda: Bruno, Eden, Ellton, Antônio Fernando, João Procópio e Leonardo
Visita ao COT e às subestações Lages e SE Lages:
Durante as visitas, a equipe da ElloXR foi recebida pelos coordenadores e operadores do COT, e mantenedor da SE Gaspar II com cortesia exemplar e grande profissionalismo. Esses profissionais mostraram-se extremamente solícitos, demonstrando um compromisso excepcional com a clareza e o detalhamento ao explicarem, com riqueza de detalhes, as nuances de suas rotinas diárias. Essas interações não apenas facilitaram uma compreensão aprofundada dos processos operacionais, mas também transformaram a visita em uma experiência imersiva e educativa. Desde o tour pelo COT até a visita aos pátios das subestações Lages e Gaspar II, a estadia proporcionou momentos valiosos de aprendizado sobre o funcionamento integrado entre o COT e as subestações, realçando o comprometimento e a expertise da equipe de operações da TBE.
Esta imersão direta nas operações diárias é mais do que uma simples visita; é o alicerce para o desenvolvimento de uma metodologia de aprendizagem que irá transformar a maneira como os profissionais do setor elétrico são capacitados.
Foto 2 : Equipe de Lages, da TBE e da ElloXR. Almir (Lages) explica sobre o dia-a-dia da operação do COT.
Foto 3 : Tour pela SE Lages com a explicação sobre equipamentos e suas funções, operação local e suas particularidades e etc. Da esquerda para direita: Eden (TBE), Matin (ElloXR), Leonardo (ElloXR), Antônio Fernando (Lages), Mathei (SE Lages), Bruno (Lages)
Visita à SE Gaspar 2:
Por dois dias a equipe da ElloXR visitou a SE Gaspar 2 com o objetivo de conhecer detalhes dos equipamentos e a rotina de operação local da SE. A SE Gaspar 2 a primeira Subestação a receber o seu treinamento desenvolvido com o uso das tecnologias de Digital Twin e Gameficação. Nestes dias a equipe foi recebida pelo Mantenedor da SE, Sr. Erivelton, de forma amigável mas extremamente profissional.
Vídeo 1 : Visão aérea da SE Gaspar 2
Foto 5 :Equipe que trabalhou na SE Gaspar 2 para levantamento dos dados e processo de operação local. Da esquerda para direita: Erivelton (Mantenedor SE Gaspar 2), João Procópio (ElloXR), Matin (ElloXR), Leonardo (ElloXR) e Ellton (ElloXR)
O que é o Projeto Interact?
O “PROJETO INTERACT” é uma iniciativa de PDI, financiado pela TBE e executado pela ElloXR no âmbito do PROPDI ANEEL, através do projeto de PDI nº PD-02651-0019/2024. O Interact visa criar uma metodologia inovadora de ensino ativo para profissionais que atuam na operação e manutenção de subestações, usando tecnologias de ponta para criar ambientes de aprendizagem imersivos, dinâmicos e interativos, utilizando realidade estendida e digital twins.
O Interact já nasceu revolucionário: Além de seus aspectos tecnológicos, é uma iniciativa furto da parceria entre uma transmissora e uma startup para promover a inovação aplicada e em rede no setor elétrico brasileiro.
Foto 6 : Versão preliminar do Digital Twin de Gaspar 2 desenvolvida pela equipe da ElloXR.
Por que a visita foi crucial?
Entender profundamente a rotina, os desafios e as necessidades específicas dos operadores é vital. A visita técnica permitiu à equipe capturar insights valiosos, garantindo que a metodologia de ensino seja tão realista e eficaz quanto possível. Isso irá contribuir significativamente para que a metodologia de ensino e capacitação seja tão realista e útil quanto possível. Essa abordagem baseada na realidade da operação e no contato estreito com os operadores é a chave para que o produto final solucione problemas reais e gere impactos positivos para a operação das Empresas do Setor Elétrico Brasileiro.
Impacto esperado:
Ao integrar tecnologias avançadas com um profundo entendimento das necessidades operacionais, o Projeto Interact promete entregar uma solução que não só melhora o desempenho individual dos operadores, mas também tem o potencial de gerar grande impacto sócio cultural e econômico para o setor elétrico brasileiro.
Esperamos que este projeto se torne um modelo de inovação aplicada, destacando o valor do PROPDI ANEEL e seja um catalisador para o avanço tecnológico no setor elétrico brasileiro.
Continue seguindo nossa jornada com o Projeto Interact, onde cada passo nos aproxima de um futuro mais eficiente e inovador.